A montagem do espetáculo Tramarias foi viabilizada pelo Edital ProAC - Primeiras Obras de Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Teatro 2015 - do Governo do Estado de São Paulo, e circulou por Centros de Referência e Defesa da Mulher (CRM e CDCM) da Grande São Paulo.
A obra tem como eixo narrativo a releitura do conto A moça tecelã, de Marina Colasanti e é permeada por duas tramas: a história de Maria da Penha Maia - cuja luta frutificou na Lei 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha – e o conto tradicional peruano Uma Vara de São Marmelo.
Em sua remontagem em 2019 "Tramarias: Libertando-se das Tramas" torna-se uma peça de *Teatro Fórum que objetiva incitar a reflexão e prevenção da violência doméstica contra a mulher, relacionamentos afetivos tóxicos, e, principalmente, provocar a criação de estratégias - individuais ou coletivas - de luta e libertação possíveis para a situação da personagem Maria. Assim, por meio da ferramenta do Teatro do Oprimido pretende-se construir um repertório de fortalecimento e reconhecimento das mulheres presentes, e suas redes.
*Referência: Livro Teatro do Oprimido e outras Poéticas Políticas de Augusto Boal, 9º edição, Editora Civilização Brasileira, 2009.
Sinopse
"Tecer era tudo que Maria fazia, tecer era tudo o que queria fazer”.
Todos os dias bem cedo, Maria acordava e caprichosamente colocava em seu tear mágico linhas e fios que utilizaria para alinhavar o mundo ao seu redor.
udo estava sempre em perfeita harmonia.
Mas, tecendo e tecendo, ela própria trouxe o dia em que se sentiu só. E com isso, ela teceu um homem…
FICHA TÉCNICA
Amabile Inaê
Ivy Mari Mikami
Verónica Gálvez Collado
V´r
Dramaturgia
As Trapeiras
Figurinista
Ju Bernardo
Anna Souza
Iluminação
Aline Rodrigues
Som
Janaína Sansil
Fotógrafa
Carol Doro
Daniela Garcia
Artista visual
Helena Ariano
Produção
As Trapeiras
Sabrina Motta
Duração
75 Min= espetáculo
Público indicado
a partir de 10 anos